Transição capilar: Descomplicando tudo.

14:02:00

OLÁ! DEPOIS DE MIL ANOS, EU VOLTEI! 
Eu sei, fui extremamente vacilona em relação ao Choco, mas aqui estou, de volta com muitas novidades! Uma delas, é que eu decidi voltar aos cachos! Entrei naquilo que chamam de transição capilar e essa está sendo uma fase completamente nova pra mim, no game da vida. Eu decidi trazer esse assunto para o blog porque:

Nem só de coisas Geeks viverá o ser humano (...) - Whovian, Choco.

Haha, brincadeiras a parte, quero expandir o blog para outros assuntos. E porque não falar de algo que eu venho passado no dia a dia e que é um grande quebra-cabeça para muitas pessoas, principalmente para mulheres? Então continue lendo que eu vou te ajudar a entender o que é a transição capilar de uma forma bem simples e te contar algumas coisas que muitas vezes não te contam.

TRANSIÇÃO CAPILAR: 



O que é?
Transição capilar é simplesmente abandonar a química. É abandonar processos como a escova progressiva e (O que muitos não sabem) os relaxamentos, permanentes ou qualquer outro processo que envolva química. É parar de utilizar o processo até o seu cabelo voltar ao estado natural! É apenas isso.

Mas quanto tempo dura isso?
Não tem um tempo determinado. A transição só termina quando você se livra completamente da química, normalmente quando realizamos o BC (Big chop). Tudo depende do processo de crescimento do seu cabelo, porque a maioria das químicas não vão sair sem você cortar as madeixas atingidas. 

O que é BC - Big chop?
Big chop significa "Grande corte". É quando você corta toda a parte quimicamente atingida e só permanece com o cabelo natural (Ou as vezes NADA! Tem gurias que raspam tudo, coragem ♥). O BC só é realizado uma vez, muitas mulheres falam "Fiz meu 1° BC hoje, cortei 2 dedos", mas não, o BC é quando você corta TODA a parte "alisada" (Vamos chamar assim), então os cortes pequenos são apenas cortes.

Como faço pra lidar com duas texturas?
Gente, quem alisa o cabelo a muito tempo, vem lidar com um grande pesadelo: As duas texturas. Quando alisamos, controlamos o volume e os nossos fios perdem a condição natural deles graças a química aplicada! Mas quando deixamos de usar a química, nosso cabelo vai crescendo no estado natural e vai existir aquela divisão: NOVO/ALISADO. No inicio você vai achar sua raiz muito inchada, por falta de costume, mas é uma questão de aceitação e uma luta diária. 
Creditos na imagem
Existem muitas formas de disfarçar as duas texturas e não pirar muito com essa fase, o que vamos ver no próximo tópico.

Como lidar com as duas texturas?
O cabelo fica MUITO feio com as duas texturas, eu vou ser bem sincera com vocês. Eu no inicio imaginava que precisaria realizar um permanente afro para voltar aos cachos, mas tacar química onde eu não quero mais química? ESTOU FORA! Eu molhava o meu cabelo e tacava um ativador de cachos mas ficava uma coisa muito ridícula, o que só piorava a minha vontade de alisar de uma vez para acabar com aquilo. Foi então que descobri algo MÁGICO que ninguém me contava: A texturização. Modos de texturização:

Bigudinhos (A que eu uso).
Twist
Com canudos.
Com Papel higienico (SIM)
Com papel aluminio.
Coquinhos.
Fitagem.
Bobes (Estilo dona florinda)
Vitamina T.
Etc.

Como fazer Texturização?
Existem muitos videos no youtube ensinando o passo a passo de texturizações, é só pesquisar "Texturização" que aparecem MILHÕES de videos ensinando a fazer! Curti muito esse video do canal "Fala ai Amanda", é o metodo que eu uso para lidar com as duas texturas do meu cabelo e PASMEM: Aquilo no inicio é o nosso cabelo na transição, com 2 texturas.


Caso você não tenha os bigudinhos, você pode fazer com canudos, papel higiênico, papel aluminio, Coquinhos, Twist e muitas outras, sempre tem um jeito! haha

Transição é redescobrimento, é só uma fase:

A transição capilar não é só abandonar a química, é uma fase nova, fase de se redescobrir. Eu, que uso química desde a 6° série, tenho poucas lembranças do meu cabelo no seu estado natural. Com a transição, eu descobri que eu teria que me redescobrir, quebrar muitas barreiras e encontrar uma nova Graziella. É se olhar no espelho e chorar, rir e não saber o que fazer. Descobrir que meu cabelo foi muito maltratado pela química e por meu desleixo. Que eu vou ter que lidar com uma montanha russa emocional e querer desistir muitas vezes. É vibrar com cada cacho, se sentir poderosa. Se estranhar na primeira texturização e descobrir que volume não é algo ruim, mas agrega poder! E também ter que repetir todos os dias: É SÓ UMA FASE! Não é para sempre, a transição vai acabar!

Dica da Grazi: Não saia de uma ditadura para entrar em outra.

"Abaixo a ditadura dos lisos", esse é o nome do meu Co-wash. Eu estava olhando para a embalagem dele e então percebi, "Ditadura dos lisos"? Eu sempre fui uma pessoa que deixei claro que eu alisava meu cabelo por praticidade, eu gosto do meu cabelo liso, mesmo ele não sendo natural. O que eu não gosto é do processo pra isso, DÓI! hahaha Mas desde que entrei na transição, comecei a perceber que muitas garotas cacheadas, tem um preconceito com a ideia do cabelo alisado. 

Em terra de chapinha, quem tem cacho é rainha!

É O QUE?
Vocês tem noção do que eu penso quando eu leio essa frase? É ridículo! Em terra de chapinha, cada um cuida da sua vida! Muitas vezes, a sua amiga alisada, alisou porque ela gosta! Ela não está negando suas raízes, sendo oprimida pela sociedade ou seguindo um padrão, as vezes ela só quer ter o cabelo daquele jeito mesmo HAHA. Na transição, você vai começar a entrar em um mundo onde existem milhões de gurias que vão te falar de Empoderamento, libertação e orgulho crespo. Tá errado? Não! Mas não entre na ditadura dos cachos, onde você tem preconceito com quem alisa ou obriga os outros a entrar em transição também. Seu cabelo, suas regras! Se ame, mas não entre numa ditadura! 

Dica da vida: CREMES, GELATINAS, ATIVADORES, LEAVE-IN, ÓLEOS, MASCARAS, EVERYTHING!

Amiga, seu cabelo PRECISA de cuidado redobrado. Se prepara pra comprar muiiita coisinha! O melhor do mundo cacheado, são as opções enormes de coisas para se usar. Uma marca que eu preciso indicar, é a Salon Line. A LINHA TO DE CACHO É TIPO UM SONHO! #MEPATROCINASALONLINE #SALONLINEMEFALINDO 

Invista em cremes, ativadores de cacho, maionese capilar, gelatinas, mascaras, e muita, MUITA hidratação. Você não precisa gastar milhões de temers em coisas pra cabelo, vou dar uma dica de ouro: Sabe aquele creme amarelinho baratinho, o Yamasterol? Que muita gente usava antigamente mas não dava nada pra ele? AQUILO ALI É OURO! 3 reais num potinho grande, fala sério, VALE MUITO A PENA E MUITA CACHEADA INDICA! Mas usa tudo com muita moderação, ein? Não adianta encharcar o cabelo de creme e querer que ele crie volume na mesma hora, usa o suficiente e vai dar tudo certo.

O que é umectação?

Umectação, é "umedecer" seu cabelinho com óleos! SIM, ÓLEOS! Cabelo cacheado resseca muito facil e na transição, seu cabelo precisa de muito cuidado. Umectar, é pegar um óleo (Rícino, amendoas, coco, abacate, azeites...) e passar no cabelo todo, pode estar até sujo. Muitas usam a tecnica e dormem com osóleo no cabelo, colocando uma touca plastica ou algo do tipo. Ou passam o oleo em algum momento antes da lavagem e mantem algumas horas durante o dia, usando uma touca também! O importante é deixar o oleo no cabelo por um tempo, para nutrir sua raiz. Lave depois, como de costume, e seu cabelo estara bem mais nutrido! Super indico, uso óleo de coco e meu cabelo corresponde muito bem.

O QUE FAZER PARA MEU CABELO CRESCER RÁPIDO?
A maior vitória da transição, é o crescimento dos nossos fios. Se você é como eu, que não tem muita coragem de cortar toda química de uma vez (Até porque meu cabelo ficaria curto DEMAIS), o maior desejo é que o cabelo cresça rápido. Não existe milagre, mas você pode acelerar o crescimento dos fios com varias receitas caseiras. Eu uso o Shampoo e condicionador SOS bomba da Salon Line, meu cabelo vem crescendo bastante. Mas você pode usar as seguintes coisas:

Shampoo bomba de café/guarana
Monovin A no shampoo
Shampoo de cebola
Tonicos
Óleo de Rícino (Esse é milagroso, dalhe umectação)
Linha bomba da Salon line.
Etc.

No google existem varias receitinhas desses shampoos bomba e varias dicas, eu vou trazer muitas para cá, estou testando algumas e as que corresponder bem, vem para o Chocowhovian.

Invista em penteados e acessórios
O que mais escuto de algumas gurias em transição é: AH MAS EU PASSO A TRANSIÇÃO TODA DE CABELO PRESO NÃO AGUENTO MAIS! Primeiramente, invista nas texturizações que indiquei lá em cima e outra, use muitos penteados para disfarçar as texturas! Tranças, presilhas, penteados mirabolantes, ARRASE! E use muitos brincos grandes, algo legal da transição é que você vai descobrir que o brinco que você acha exagerado numa mulher de cabelo liso, fica PODEROSO em uma cacheada. Não deixa sua auto-estima cair, se levante e capriche, se ame e passa aquele batom vermelho! Arrasa :)

CABELO TEM TIPOS!

Sabia que cada tipo de cabelo tem um nome? Toda cacheada deve saber disso ein? Separe um fio do seu cabelo e dá uma olhada nessa lista. Muitas vezes você vai querer ter um volumão mas vai descobrir que você tem um tipo de cabelo diferente de uma Rayza Nicacio da vida, então calma e fica atenta!


Resultado de imagem para tipos de cacho

Quanto maior o numero, menor o cacho! O 4B é um crespo, o tipo 1 é Liso. Fica ligada e procure dicas para seu tipo de cabelo, certo?

Desprogressiva, permanente afro? QUÍMICA!
Muitas pessoas indicam o tal permanente afro para cachear os cachinhos alisados, mas vou te contar: Se você quer se livrar da química, não adianta tacar química pra fazer cachos. Transição capilar é voltar para o estado natural do cabelo, sem química alguma no processo. E não caia na famosa lenda das desprogressivas ou coisas para se livrar da progressiva que te oferecem no salão, química sai, com vitamina T!

Box Braids pra que te quero:
Sabe aquelas tranças super estilosas? As tranças nagôs, ou box Braids, podem ser a salvação! Além de super estilosas, elas não danificam seu cabelo e existem boatos que ajudam o cabelo a crescer. São sintéticas e a manutenção é em media a cada 3 meses, é um custo que vale a pena. Pra você que não aguenta lidar com as duas texturas e não tem muito tempo para texturizações, é fantástico! Ou quer dar uma renovada no visual...E as opções de tamanho e cores? AFF QUE BELEZINHA! 

Significado de alguns termos da transição, de forma simples:

BC - Big Chop - Cortar toda química
Vitamina T - Tesoura.
Scab hair - Cabelo novo, o que está crescendo durante a transição, que muitas vezes não define bem.
Cronograma capilar - Agenda de cuidados com o cabelo, seguindo três passos: Nutrição, reconstrução e hidratação.


SE AME!
Auto-aceitação é muito importante nessa fase. Vão existir milhões de comentários negativos, pessoas olhando torto, gente dizendo que você está estranha ou te desmotivando. Mas lembre-se: É só uma fase. Se ame do jeito que você é! Se você depois de tudo, não gostar do resultado, é só alisar de novo! O importante é se sentir bem, testar vários penteados, se cuidar, se amar. E não tem problema fazer uma chapinha de vez em quando, afinal, liberdade capilar, é poder fazer o que quiser com seu cabelo e se sentir bem com isso. SE AME, SE ACEITE, SE PERMITA!


Transição não é fácil, é cansativo, vai ser puxado. Mas você consegue! Busque inspirações, não pira e cuida bem do seu cabelo! E não esqueça de me contar suas inspirações, medos, duvidas ou qualquer coisinha sobre o assunto nos comentários! Vamos conversar sobre isso?

FORÇA E SOLTA ESSES CACHOS ♥

Leia também ♥

7 Pessoa(s) comentaram ♥

  1. Será que eu amei? Pois eu A M E I ! Grazinha, mas que xuxu, amei a volta do blog e também sua transição! Espero que dê tudo certo para você!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Senti tantas saudades! Obrigada xuuu <3

      Excluir
  2. Tava morrendo de saudade daqui! Minha irmã está em transição e quase todo dia tentando uma texturização nova hahah Seu cabelo tá lindo, Grazi <3 Quero ver quando tiver acabado toda essa luta da transição, beijão

    Quero ser Miranda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. AAA QUE LINDA RAY! HAHAHAH Entendo a sua irmã!
      Obrigada, de verdade!

      Excluir
  3. Bom dia!
    Hoje estou passando aqui rapidinho só pra dar um recadinho, está rolando um sorteio especial de 3 anos de blog lá no meu cantinho. Estarei sorteando 4 itens "medievais" que podem servir pra homem e pra mulher.

    Se tiver interessanda em participar vou deixar o link aqui pra você preencher o formulário.

    No mais, boa sorte desde já!

    Sorteio do blog

    ResponderExcluir
  4. SOCORRO! Que blog mais lindo!
    Você tá linda! Que fase difícil é essa né? Fazem oito meses que estou em transição depois de dois anos de química, fiz meio que um big chop em novembro hahaha

    Adorei o post! Beijos!
    https://cacheeieagora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir