Princesa, mas não frágil. Donzela, mas não em perigo.

14:59:00

Mais um post na pegada do "Eu não preciso provar que sou nerd para você" (Que você REALMENTE deveria ler), mas sobre algo que eu venho pensado a alguns dias.

A nossa sociedade vem se transformado cada vez mais em cada dia, e está em evidencia temas como "NÃO SEJA UMA PRINCESA" "NÃO SEJA UMA DONZELA" "NÃO SEJA ASSIM". Eu andei pensando muito nisso, tipo, ser princesa significa ser frágil? Ser uma donzela significa ser fraca e sempre estar em perigo?

Pode rir, mas eu comecei a ter esse pensamento assistindo o filme "Scooby-Doo". HAHA O que me chamou a atenção foi o fato da Dafne cansar de ser sempre a donzela em perigo, ela é taxada assim e sempre é a atacada do grupo. No momento em que a Mistérios S/A se separa, Dafne corre atrás de aulas de defesa pessoal e de estilos de luta, determinada a mudar. Durante o filme vemos a teimosia da personagem, que é apresentada de forma cômica, mas se você parar para assistir de uma forma mais analista, você aprende varias coisas. Eu vibrei quando Dafne mostrou todo o seu potencial em uma luta final, o que fez dela uma das principais heroínas do filme. E ela não deixou de ser uma donzela.

Resultado de imagem para scooby doo the movie dafny
SANTO PODER!
Eu estava pensando bastante no fato de quebrarmos esse esteriótipo de sermos princesas ou donzelas. Mas eu também parei pra pensar "E SE EU QUISER SER UMA PRINCESA?!". Eu não digo uma daquelas princesas podres da Disney, que sempre tem que estar em apuros ou dependendo de alguém. Mas tipo, eu vejo uma princesa como alguém com responsabilidades, com diversas qualidades. Eu não vou impedir minha irmã de 9 anos de se vestir de Elsa, poxa, eu vejo a Elsa como uma pessoa incrível! Tanto que ela é uma rainha! Mas sabe, ser uma princesa também significa ser forte. Outro exemplo que me veio a mente, foi a Snow white de OUAT.

Resultado de imagem para snow white once upon a time gif

A snow white é uma princesa, mas ela me ensinou varias coisas: Uma princesa também precisa ser uma guerreira. A snow, quando adolescente, não esperou um homem lutar por ela, ela pediu ajuda e aprendeu a ser arqueira para defender seu povo. Snow podia ter chorado e dependido de Hércules para se livrar dos ladrões, mas ela foi a luta até ver que ela podia, e foi lá e fez. Snow white gritou em algum momento que ela não era mais uma princesa? Não. 

Ser uma princesa é muito mais que cantar, usar vestidos exuberantes e estar em apuros a todo momento. É ter que sair de um trono e ir pra linha de frente muitas vezes. É ser forte, ser uma figura de poder! Já perceberam o quanto nós admirávamos as princesas da Disney quando eramos crianças? Muitas meninas querem ser princesas, mas eu te digo, em vez de proibirmos as meninas de verem filmes da Disney, vamos ser as princesas que elas possam olhar e dizer: Eu quero ser como ela. 

Não lute contra uma coroa, use uma. Mas também coloque a sua armadura.

Eu vejo varias princesas e rainhas por ai, uma delas é a minha avó. Minha avó é uma rainha, que foi a luta durante toda a vida sozinha, para defender aqueles a quem ela amava. Isso é ser uma rainha. 

Eu não entendo essa coisa de "NÃO SEJA UMA PRINCESA, SEJA UMA GUERREIRA". Você sabia que você pode ser os dois? Vamos falar sério, eu adoro preto mas um rosa cai muito bem em mim HAHAHAHA

E sobre ser uma donzela, você não precisa largar as coisas ou seus modos para ser forte. Veste a droga do salto alto e vai tomar um chá sim, mas se for necessário, mete o pé. Seja uma Dafne na vida. Eu acho que você jamais deve largar os bons costumes e valores que você acha correto, por causa de ideologias ou movimentos. Lugar de mulher é onde ela quiser? Então não me julgue por amar um anime shoujo e fazer festinhas de chá HAHA São apenas momentos, você usar um salto alto não te impede de colocar um coturno e ir pra guerra. Sou donzela sim, mas não significa que estarei sempre em perigo. Sou princesa, mas não sou frágil. 

E não sei qual a sua religião ou sua posição em relação a isso, mas eu como cristã, me vejo como filha de um rei, então...Princesa né? HAHAHA E se sou princesa, posso lutar, posso vestir minha armadura (De preferencia aquelas que cobrem o corpo todo e OPA VAMOS FALAR SOBRE ISSO EM ALGUM POST?)

Você tem algum exemplo de princesas ou donzelas que são extraordinárias? Conta pra mim! Gosto muito de conversar com vocês sobre essas áreas, de verdade.

Vem que vem! Beijos ♥





Leia também ♥

20 Pessoa(s) comentaram ♥

  1. MEU DEUS! QUE POST MARAVILHOSO...estou sem palavras depois de tudo isso. Esse pensamento, deve ser mudado aos poucos, e com a Elsa, a gente já percebe que os produtores estão começando a pensar diferente, mas ainda é um caminho longo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Joy!
      Espero que tudo isso mude logo, VAMOS LÁ MUNDO!

      Excluir
  2. Que post mais maravilhoso!
    O que eu mais gostava de OAUT era ver o desenvolvimento da Snow, é incrível o quão maravilhosa e forte a personagem é na série! Tu assiste e fala, KRO SER IGUALZINHA!
    Acho que atualmente as pessoas finalmente estão começando a pensar diferente e graças a deus, temos milhares de personagens surgindo e sendo total girl power. <3
    Amei demais esse post, sério!
    Beijos Grazi!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. SIM SIM SIM QUEREMOS! hahahaha
      POR UM MUNDO COM MAIS GIRL POWER ♥
      Obrigada Rafa!

      Excluir
  3. Texto perfeito Grazi! Sempre penso o mesmo que você quando vejo a Dafne ou outras personagens femininas. A mulher pode ser uma donzela ou uma princesa, sem perder a garra. Podemos ser femininas mas não por esse motivo devemos ser tratadas como fracas e subestimadas.

    ResponderExcluir
  4. "Não lute contra uma coroa, use uma. Mas também coloque a sua armadura" MELHOR FRASE EVER!
    Eu me inspiro muito em As Crônicas de Nárnia, não só assisti ao filme como li tudo e cara, melhor exemplo de que princesas/rainhas lutam sim. Elas devem fazer isso, porque se não conseguem se defender no meio de tanta sujeira, quem mais vai???
    Confie em si mesmo numa luta pra depois confiar nos outros.
    ADOREY! Vou compartilhar na fanpage do blog.
    <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. VAMO TATUA? VAMOOOOS
      SIM! Verdade, a Lucia e a Suzana são exemplo puro! SIM SIM!

      Obrigada Biii ♥

      Excluir
  5. Eu me inspiro também sobre isso na literatura, eu amo personagens que são decididas, fortes, e não deixam de ser princesa sabe? tem um livro que tem mais ou menos isso, se chama The Kiss of Deception, a protagonista é uma princesa mas acaba largando tudo, acho que você ia gostar.
    Beijão!
    Agridoce Leitura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nada melhor que inspirações assim ein? OBA! Já vai pra minha lista do ano, vou ler!

      Excluir
  6. O que dizer desse post que se tornou meu queridinho? Sou apaixonada pela Mulan e pela Merida (de Valente) para mim, elas são duas princesas guerreiras que não ligam para o que os outros vão pensar. Tbm amo a Arabella, de The Kiss Of Deception.

    ResponderExcluir
  7. Adorei seu posicionamento sobre o tema. Realmente, não somos frágeis, mas não acho que devemos perder a postura. Eu adoro ser a princesa que sou, pink, rosa e kawaii! heheheh Mas também ninguém me dobra fácil. Sou muito convicta nas minhas coisas. Bjo, princesa!

    www.pandapixels.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dani, você é totalmente princesa ♥
      Cara, com certeza, continua assim!
      Beijooos

      Excluir
  8. QUE TEXTO! Eu sou muito do "nao seja uma princesa" pela parte de querer diminuir esse incentivo que só cria mais ditaduras para as meninas, entende? mas, sim, todfas podem ser o que quiserem, desde que saibam que podem também ser o buzz, sabe? <3 amei amei

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. SIM SIM SIM! Errado mesmo o "Princesa perfeitinha delicada espera principe"
      UI! Ameei seu comentario!

      Excluir
  9. Adorei o post! É quase exatamente como eu penso. Eu acho que na real cada um tem que cuidar da própria vida e parar de querer apontar como o outro deve ser. Se eu quiser ser uma princesa ou uma donzela em apuros, problema meu! Se eu não quiser, também é problema meu! O maior problema da sociedade, na minha opinião, é essa mania de cada um sentar em cima do próprio rabo pra falar dos outros. Eu sou revolts mesmo kkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. BOAAAAAAAAAAAA ANNA! SIM SIM SIM HAHAHAHA
      Falou T-U-D-O

      Excluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Olá, valeu pelo comment em meu blog, adorei :D
    Uma princesa que me admiro é a Mulan. Treinada para ser uma dama recatada e do lar, preferiu resguardar o seu pai e enfrentar uma guerra em nome do seu país. Foi corajosa e guerreira sem deixar de ser uma mulher doce e gentil. Assim podemos lutar pelos nossos ideais, sem ter medo de encarar o desconhecido.

    Beijos
    Cah Valeriano

    Entre Filmes e Páginas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Admiro demais a Mulan também Cah, minha heróina favorita. Concordo com tudo o que disse, obrigada pela visita!

      Excluir